ISO/IEC 17025

ISO/IEC 17025 é a norma que especifica os requisitos gerais para os laboratórios de ensaios e calibração que desejam demonstrar sua competência técnica, que possuem um sistema da qualidade efetivo e que são capazes de produzir resultados tecnicamente válidos.

A acreditação do laboratório é concedida pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do INMETRO que é o organismo de acreditação de organismos de avaliação de conformidade reconhecido pelo Governo Brasileiro, de caráter voluntário, concedida por endereço e por natureza dos serviços e para um escopo bem definido.

Em outras palavras, é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.

Declaração de nosso cliente Olfar Alimentos e Energia sobre a Consultoria ISO/IEC 17025

Quais foram os ganhos da implantação da ISO/IEC 17025?

Em primeiro lugar, destaco a confiabilidade e credibilidade perante ser um laboratório Acreditado, o que nos proporciona, além de emitirmos nossos Certificados de Qualidade (exigência da ANP para o biodiesel), também oferecer estes serviços de análises as empresas do ramo e, consequentemente, faturando a mais por esta venda de serviço. Com a implementação da norma ISO 17025, houveram ganhos também na parte técnica (competência do pessoal) e comprometimento de toda a equipe.

O que melhorou com a Implementação da ISO/IEC 17025?

Sem dúvida a qualidade e o sistema de gestão, consequentemente, a organização, empenho e o engajamento das pessoas. Além de acabar com possíveis retrabalhos e gastos extras com a execução das análises. Resumindo, todo o processo melhorou!

Sibele Liane Zulian – Responsável pelo Sistema Integrado de Gestão
Olfar Alimentos e Energia

Fotos: olfar.ind.br

Crescimento de laboratórios que implantaram a ISO/IEC 17025

O nosso cliente Olfar Alimentos e Energia não está sozinho!

Veja o crescimento de laboratórios que são reconhecidos pela Rede Metrológica do RS e dos laboratórios acreditados pelo Cgcre/Inmetro

LABORATÓRIOS ACREDITADOS PELA CGCRE/INMETRO

LABORATÓRIOS ACREDITADOS PELA CGCRE/INMETRO

LABORATÓRIOS RECONHECIDOS PELA REDE METROLÓGICA DO RS

Laboratórios reconhecidos pela Metrológica RS

A norma ISO/IEC 17025, Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração é difícil de entender e implantar no seu laboratório ou organização? Sim, muitas vezes é complicado, mas nós encontramos uma fórmula de implantar através do Método K e com os nossos serviços de consultoria, treinamento e auditoria interna.

Nesta página você terá todas as informações sobre a norma ISO/IEC 17025.

O que é a norma ISO/IEC 17025

Fotos: olfar.ind.br

O que é a norma ISO/IEC 17025?

A ABNT NBR ISO/IEC 17025, ou usualmente ISO 17025, é uma norma escrita para laboratórios. Esta norma é composta por um sistema de gestão da qualidade e de requisitos gerais para procedimentos de ensaios e/ou calibrações, compreendendo amostras.

O laboratório que optar em se certificar na norma ISO/IEC 17025 demonstra que opera competentemente e gera resultados válidos. Isto é, os laudos emitidos por estes laboratórios são reconhecidos nacionalmente e acreditados internacionalmente.

ISO/IEC 17025 - Processo de Acreditação do laboratório

A norma ISO/IEC é para os seguintes laboratórios:

  • Calibração
  • Ensaio
  • Amostragem
ISO/IEC 17025

Objetivos da norma ISO/IEC

Promover confiança na operação de laboratórios. Os requisitos da norma permitem que os laboratórios demostrem:

  • Operam competentemente
  • Geram resultados válidos
ISO/IEC 17025 - Processo de Acreditação do laboratório

A norma ISO/IEC é composta por duas partes:

  • Área técnica
  • Sistema de gestão de qualidade
ISO/IEC 17025

Certificado RECONHECIDO ou ACREDITADO?

Os laboratórios que implementam a norma podem optar por um dos dois certificados:

  • Reconhecidos pelas Rede Metrológicas dos estados brasileiros
  • Acreditado pelo Cgcre/Inmetro

Para que serve a norma ISO/IEC 17025?

A norma ISO/IEC 17025 serve para garantir a qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios nas relações comerciais e permite o seguinte:

1

Comprovar o desempenho de processo e de produto

2

Demonstrar o atendimento de leis, regulamentos e usos e costumes consagrados, com intenso foco voltado para a saúde, segurança e meio ambiente, demandando medidas confiáveis em novas e complexas áreas

3

Garantir a irreversível globalização nas relações comerciais e nos sistemas produtivos de todo o mundo, potencializando a demanda por metrologia, em virtude da grande necessidade de harmonização nas relações de troca, atualmente muito mais intensas, complexas, e envolvendo um grande número de grandezas a serem medidas com maior credibilidade, a fim de superar as barreiras técnicas ao comércio

Para isso é necessário realizar ensaios em laboratórios confiáveis. O laboratório que implementa no seu sistema de gestão da qualidade a norma ISO/IEC 17025 opera competentemente e gera resultados válidos e promove confiança.

Método K

Consultoria ISO/IEC 17025

A sua organização decidiu implantar a norma ISO/IEC 17025 e você foi designado para selecionar uma consultoria?

Mas como selecionar uma consultoria? Como funciona uma consultoria?

Estas e muitas outras perguntas podem estar passando na sua mente diante do encargo recebido. Nós concordamos que uma consultoria pode trazer muitos “estragos” no seu laboratório ou organização, desde conflitos internos entre funcionários, burocratizar os procedimentos internos, alterar e aumentar os custos processos entre outros.

Nós fazemos diferente porque:
  • Gerenciamos a consultoria desde a primeira reunião até a certificação
  • Usamos a metodologia de implantação das normas, o Método K, a qual foi implantada em vários clientes e validada através da certificação e destes clientes

Reconhecer ou Acreditar o laboratório?

“A escolha pela acreditação ou reconhecimento vai depender do mercado onde o laboratório está inserido e de quais são as exigências de seus clientes.”
Nós orientamos você atender estas demandas das atividades do laboratório em relação ao mercado e atendimento a legislações.

Reconhecimento pelas Redes Metrológicas dos estados do Brasil

Para solicitar o reconhecimento de uma das Redes Metrológicas do Brasil (estados RS, SP,MG, …), o laboratório tem que se associar à Rede Metrológica e se compromete a abrir suas portas para avaliações do seu sistema da qualidade, de acordo com o critério da norma ISO / IEC 17025, com o objetivo de obter o status de laboratório reconhecido e futuramente buscar sua acreditação junto à Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro). Laboratórios Reconhecidos pelas Redes Metrológicas são aceitos em âmbito nacional.

Acreditação pela Cgcre/Inmetro

O único órgão acreditador oficial no Brasil é a Cgcre do Inmetro. Os laboratórios acreditados têm seus laudos aceitos internacionalmente, pois a CGCRE possui o reconhecimento do International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), e é signatário do acordo de reconhecimento mútuo internacional.
Para solicitar a acreditação do Cgcre/Inmetro o laboratório deve-se cadastrar na página do Inmetro, clique aqui.

Processo de Acreditação do laboratório

ISO/IEC 17025 - Processo de Acreditação do laboratório

1 – Cadastre o laboratório no inmetro.gov.br sistema “Orquestra”

ISO/IEC 17025 - Processo de Acreditação do laboratório

2 – Análise da documentação

Os documentos enviados pelo laboratório são analisados pelo Cgre

ISO/IEC 17025 - Processo de Acreditação do laboratório

3 – Preparação para avaliação

A Cgre/Inmetro informará uma equipe para avaliação com competências relacionadas às atividades do laboratório

ISO/IEC 17025 - Processo de Acreditação do laboratório

4 – Avaliação

A equipe avaliadora fará uma análise in loco da documentação e dos registros do sistema de gestão da qualidade do laboratório e da realização das atividades (calibração, ensaios e amostragem) do laboratório

ISO/IEC 17025 - Processo de Acreditação do laboratório

5- Decisão da Acreditação

Após análise dos registros da avaliação do laboratório a Cgre/Inmetro decide se o laboratório receberá a acreditação. Caso confirmado o laboratório receberá o Certificado de Acreditação

As principais etapas de consultoria na implantação da norma ISO/IEC 17025

A duração da consultoria é estabelecida entre a Konrad e o cliente.

1

Definição se o laboratório quer ter o Reconhecimento de uma das Redes Metrológicas dos estados ( RS, SP, MG,.... ) ou a Acreditação do Cgcre/Inmetro

2

Definição do escopo

3

Definição de um Cronograma de trabalho

4

Treinamento de interpretação da norma ISO/IEC 17025

5

Implantação dos requisitos da norma ISO/IEC 17025

6

Participação de ensaios de proficiência

7

Auditoria interna e ações para melhorias

8

Análise crítica pela gerência

9

Solicitação do certificado nas seguintes opções

9.1 Acreditação das atividades pelo Cgcre/INMETRO ou
9.2 Reconhecimento pelas Redes estaduais (RS, SP,...)

Para isso é necessário realizar ensaios em laboratórios confiáveis. O laboratório que implementa no seu sistema de gestão da qualidade a norma ISO/IEC 17025 opera competentemente e gera resultados válidos e promove confiança.

O que a Konrad oferece e as outras consultorias não oferecem na consultoria da norma ISO/IEC 17025?

A Konrad oferece serviços de consultoria desde 1993 e possui no quadro de consultores auditores líder na norma ISO/IEC 17025 da Rede Metrológica do Rio Grande do SUL e do Inmetro.

Principais objetivos da norma ISO/IEC 17025

  • Proporciona a confiança na operação de laboratórios;
  • Gera resultados válidos;
  • Melhora o sistema de gestão do laboratório similar a ISO 9001;
  • Facilita a comunicação entre laboratórios e outros organismos, auxiliando na troca de informações e experiências, bem como na harmonização de normas e procedimentos, o que pode significar redução de custos.

Atendimento da consultoria é remota e/ou presencial de comum acordo da Konrad com o cliente.

ISO/IEC 17025 - Konrad Consultoria

Fotos: olfar.ind.br

Auditoria Interna norma ISO/IEC 17025

Auditoria interna na norma ISO/IEC 17025 é importante porque é mais criteriosa com o objetivo de evitar não conformidades maiores durante a avaliação de certificação.

Como funciona

1

Definimos com o cliente se a auditoria será presencial ou remota

2

Combinamos com o cliente quais os ensaio, calibrações e/ou amostragens que serão auditados

3

Combinamos uma agenda da auditoria com o cliente

4

Realizamos a auditoria com auditores especialistas da área

5

Entregamos o Relatório de Auditoria no final da auditoria na Reunião de Encerramento e de preferência junto com os responsáveis dos processos e a Direção

6

Apresentamos um gráfico de % atendido do(s) critérios auditado

Treinamento ISO / IEC 17025

A Konrad oferece os seguintes treinamentos em meio eletrônico ou presenciais

Treinamento na interpretação da norma ISO/IEC 17025

Objetivo: Proporcionar entendimento e interpretação dos requisitos da norma ISO/IEC 17025; fornecer elementos para estabelecer, implementar e manter a norma nos laboratórios; entender a correlação com outras normas ISO; compreender a importância que os laboratórios acreditados detêm para reconhecimento entre os organismos nacionais e internacionais

Público-alvo: Gerentes Técnicos e Gerentes do Sistema de Gestão da Qualidade de laboratórios, Técnicos de Laboratórios e Laboratoristas envolvidos na implementação, manutenção e avaliação de sistemas de gestão da qualidade de laboratórios de ensaios, calibração e amostragem.

Pré-requisito: Não há.

Conteúdo: História, avaliação da conformidade e acreditação; requisitos de um sistema de gestão da qualidade de laboratórios; requisitos de competência técnica de laboratórios para produzir resultados de ensaios tecnicamente válidos durante a inspeção da produção e liberação de produto (emissão de certificados do produto).

Metodologia: Aulas expositivas e exercícios práticos.

Material didático: Apostilas com slides, exercícios e material de apoio, conforme aplicação.

Treinamento em auditoria Interna na norma ISO/IEC 17025

Objetivo: Capacitar profissionais para realizar auditorias internas do sistema de gestão da qualidade nas atividades de laboratório ou para receber auditorias externas, através do entendimento da norma ISO/IEC 17025 e das diretrizes de auditoria através da norma ISO 19011.

Proporcionar entendimento sobre a norma ISO/IEC 17025 exigido pelo mercado, clientes e fiscalização legal.

Público-alvo: Gerentes Técnicos e Gerentes do Sistema de Gestão da Qualidade de laboratórios, Técnicos de Laboratórios e Laboratoristas envolvidos na implementação, manutenção e avaliação de sistemas de gestão da qualidade de laboratórios de ensaios, calibração e amostragem.

Pré-requisito: Não há.

Conteúdo: Escopo, referências normativas, termos e definições, princípios de auditoria, gerenciamento de um programa de auditoria, execução de uma auditoria, competência e avaliação de auditores conforme ISO 19011.

Introdução, histórico, conceitos e requisitos da norma ISO/IEC 17025. Entendendo a relação, as exigências do mercado e as vantagens da implementação da norma ISO/IEC 17025.

Metodologia: Aulas expositivas e exercícios práticos.

Material didático: Apostilas com slides, exercícios e material de apoio, conforme aplicação.

Instrutora: Irene Bender Konrad, Sócio Gerente.

Engenheira, Mestre em Engenharia de Materiais e Pós-Graduada em Gestão de Segurança de Alimentos. Atua em treinamento, consultoria e auditoria interna e externas nas normas ISO 9001, ISO/IEC 17025, ISO 22000, BRC, ISO 13485 e esquema FSSC 22000. Atuou como professora universitária e como engenheira em indústrias multinacionais na produção, no controle da qualidade do produto e no desenvolvimento de fornecedores. Auditora Líder ISO 9001, ISO/IEC 17025, da Rede Metrológica do RS para ensaios mecânicos e químicos. Auditora Lider e Especialista do INMETRO, qualificada para certificação de produtos nacionais e internacionais que desejam comercializar no Brasil e sistemas de gestão. Nos projetos desenvolvidos junto aos clientes tem foco no planejamento e monitoramento dos mesmos.

Nós podemos desenvolver outros treinamentos para seu laboratório. Solicite um treinamento específico.
Irene Bender Konrad - Engenheira e Sócia - Gerente

O que é a norma ISO/IEC 17025?

A ISO/IEC 17025, Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio, calibração e amostragem (General requirements for the competence of testing and calibration laboratories), é a referência internacional para laboratórios de ensaio, calibração e amostragem que desejam demonstrar sua capacidade e competência técnica para fornecer resultados confiáveis e válidos, promovendo, assim, a confiança nos resultados do seu trabalho, nacional e internacionalmente.

O que é o Inmetro?

O Inmetro é o organismo oficial do governo brasileiro responsável pela implantação e manutenção do Sistema de Acreditação (Credenciamento).

O que é o Cgcre do Inmetro?

A Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) é o único organismo de acreditação reconhecido no Brasil.

O que é acreditação?

Acreditação (credenciamento) é o reconhecimento formal de que o laboratório está operando com sistema de qualidade documentado e tecnicamente competente segundo critérios estabelecidos por normas internacionais, por exemplo, a norma ISO IEC 17025.

Como obter o Certificado de Reconhecimento de Competência Técnica do laboratório na lista de atividades pelas Redes Metrológicas estaduais conforme a norma ISO/IEC 17025.

Ao se associar às Redes Metrológicas estaduais do Brasil um laboratório se compromete a abrir suas portas para avaliações do seu sistema da qualidade com o objetivo de obter o status de laboratório reconhecido na lista de serviços especificada e futuramente buscar sua acreditação junto a Cgcre do Inmetro.

Como definir o escopo das atividades do laboratório

O escopo do laboratório deve ser definido principalmente em função da solicitação das atividades ( ensaios, calibração e amostragem subsequente) pelos clientes.

Qual a diferença entre reconhecimento de competência técnica pela Rede Metrológica e acreditação de laboratórios pela CGCRE do INMETRO?

O órgão acreditador oficial no Brasil é a Cgcre do Inmetro. Os laboratórios acreditados têm seus laudos aceitos internacionalmente, pois a CGCRE possui o reconhecimento do ILAC e é signatário do acordo de reconhecimento mútuo internacional enquanto que os Laboratórios Reconhecidos são aceitos em âmbito nacional. A escolha pela acreditação ou reconhecimento vai depender do mercado onde o laboratório está inserido e de quais são as exigências de seus clientes.

Um laboratório pode ser acreditado pela CGCRE do INMETRO e Reconhecido pela Rede ao mesmo tempo pela ISO/IEC 17025?

Sim mas há 2 possibilidades:

A primeira possibilidade o laboratório é acreditado pela Cgcre do Inmetro e associado numa Rede Metrológica, isto é, o laboratório é automaticamente reconhecido pela Rede (sem necessidade de avaliação adicional).

A segunda opção o laboratório é acreditado pela Cgcre do Inmetro e deseja avaliar um escopo diferente do acreditado pela Rede Metrológica. Isto é, o laboratório será “misto”, sendo avaliado pela Cgcre do Inmetro e Rede Metrológica . O único detalhe é que a Rede realizará somente uma avaliação técnica, não avaliando os requisitos da Direção, que já são considerados na acreditação.

    Gostaria de perguntar algo?
    Entre em contato!

    Preencha seus dados e nós entraremos em contato com todas as informações que você precisa.

    Entre em contato conosco através do formulário abaixo, ou telefone 51 9 9985 9473 | 51 9 9961 2192 | 51 3347 7819 e email irene@konrad.com.br

    A Konrad ganhou a confiança de Clientes de todos os tamanhos.

    Consultoria ISO 22000, ISO 9001 e IEC 17025
    Laboratório Randon
    Rede Metrológica do RS
    3D Metrologia
    MetaquÍmica
    Metrologia WG
    IBTEC
    FIERGS
    Shandong Longyue
    Ecotox Análise e Consultoria Ambiental