Consultoria ISO 14001

A norma ISO 14001 demostra que os resíduos são uma forma de ineficiência econômica e sua redução aumenta a eficiência, reduz custos e emerge como um fator de importância paralelo à qualidade e segurança.

A ISO 14001 é um guia consolidado a nível mundial para implantar um sistema de gestão ambiental!

Use o menu abaixo para acessar diretamente o assunto desejado sobre Consultoria ISO 1400.

Apresentação

Case de Sucesso Certificação ISO 14001

Indicadores do aumento do desempenho ambiental

Consultoria ISO 14001
Auditoria ISO 14001
ISO 14001, resumo e requisitos
benefícios da Norma ISO 14001
Auditorias Ambientais
Os sete principais termos ligados ao Meio Ambiente
Sérgio Gerlach Konrad

Olá, meu nome é Sérgio e sou responsável pela Consultoria ISO 14001 aqui na Konrad.

A experiência da KONRAD com a implantação da ISO 14001 como várias outras normas é a de que normalmente as empresas implantam um sistema de gestão por uma exigência de cliente, pois não conseguem mensurar os custos versus os benefícios.

Porém no decorrer da implantação ocorrem melhorias e nas auditorias internas são identificadas outras possibilidades de melhorias que as empresas sequer imaginavam quando decidiram iniciar a sua implantação.

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Veja a seguir uma história baseada em fatos reais de um Case de Sucesso na Certificação ISO 14001 de um de nossos clientes.

“Estamos perdendo o equivalente a um automóvel em cada Contrato!”
A certificação na ISO 14001 diminuiu os desperdícios, manteve a lucratividade do Contrato e tornou nossa empresa mais competitiva.

Era uma vez, uma empresa prestadora de serviços de manutenção, que estava sendo pressionada por seu principal cliente para se certificar na ISO 14001;

Essa empresa estava tinha muita perda de materiais de consumo durante a execução dos Contratos, e isto estava reduzia a lucratividade e a competitividade nas Licitações;

Case de auditoria ISO 14001 - Cena 1/5
Case de auditoria ISO 14001 - Cena 2/5

A empresa já havia tentado várias soluções:

  1. Remunerar os Gerentes de Contrato por resultados. Nesta ideia, quanto mais eficiente é a gestão de um Contrato, com menos desperdícios, maior é a lucratividade e com isto maior é a participação dos Gerentes nos resultados do Contrato;
  2. Utilizar um Coletor de Dados e código de barras para registrar o consumo de insumos pelos funcionários durante a execução dos Contratos, e de;
  3. Selecionar os melhores profissionais em termos de experiência e resultados apresentados em trabalhos semelhantes.

Em uma das reuniões mensais de apresentação dos resultados, após o relato dos resultados dos Gerentes, o Diretor exclama:

“Estamos perdendo o equivalente a um automóvel em cada Contrato!”

A lucratividade prevista no Contrato não está se realizando e não podemos aumentar os valores pois não seremos competitivos nas Licitações.

Neste ponto o Gerente da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente (QSMS), acrescenta:

  • O cliente está nos cobrando para que nos certifiquemos na ISO 14001, isto deve elevar os nossos custos;
  • O setor de QSMS já implantou todos os documentos e controles requeridos pela ISO 14001, apenas precisamos fazer a rodada de auditorias internas na sede e nos Contratos para nos certificarmos.

O Gerente de Comercial reforça:

  • Há vários anos estamos por decidir sobre a certificação da ISO 14001;
  • Podemos perder Licitações!

O Diretor então dá sua aprovação para concluir a Certificação na ISO 14001!

Case de auditoria ISO 14001 - Cena 3/5
Case de auditoria ISO 14001 - Cena 4/5

Eu como auditor da KONRAD para a Consultoria ISO 14001, então auditei a sede da empresa e os Contratos das Obras em andamento pelo Brasil.

Ao final da rodada de auditoria ISO 14001 apresentei os resultados na reunião de encerramento da auditoria.

As pessoas reunidas durante a apresentação do Relatório da Auditoria Interna ficaram surpresas com a quantidade enorme de não conformidades identificados e quantificados em desperdícios.

No ano seguinte retornei a empresa e verifiquei que vários controles já haviam sido introduzidos nos processos reduzindo muito o valor desperdiçado em cada contrato, não zerou mas era quase o custo de uma bicicleta.

O Gerente de QSMS comentou na Reunião de Apresentação de Resultados:

  • A ISO 14001 nos fez enxergar que os resíduos são uma forma de ineficiência econômica e sua redução aumenta a eficiência, reduz custos e emerge como um fator de importância paralelo à qualidade e segurança.
  • A ISO 14001 é um guia consolidado a nível mundial para implantar um sistema de gestão ambiental!
Case de auditoria ISO 14001 - Cena 5/5
Consultoria ISO 14001 - Desempenho Ambiental

Indicadores para medir o aumento do desempenho ambiental

A ISO 14001 em sua versão 2015 não mudou apenas o alinhamento dos capítulos, termos e definições com as demais normas de sistemas de gestão.

Mudou o foco do sistema de gestão ambiental, ISO 14001!

Na versão 2004, a ISO 14001 orientava para “melhorias no sistema de gestão”. Isto pode ser representado, por exemplo, por uma revisão num procedimento, que é uma melhoria. Não havia nenhuma referência ao termo “aumento do desempenho ambiental”.

A ISO 14001:2015 foca no “aumento do desempenho ambiental” iniciando no capítulo 0 – Introdução e se estende ao logo de toda norma até o capítulo 10 – Melhoria.

Representa uma mudança radical, do foco em “marketing verde” para resultados do sistema de gestão ambiental que pode se expressar através da redução dos desperdícios, diminuição dos impactos ambientais, sustentabilidade e ecoeficiência dos processos.

Em resumo, fazer mais com menos!

Sustentabilidade significa que se sustenta no presente e no futuro e tem relação com a eficiência na transformação dos recursos naturais em bens como automóveis, residências, alimentos e embalagens. Esta compreensão tem feito com que o interesse dos defensores da natureza seja ampliado para se tornar um termômetro nas empresas do grau de sua sustentabilidade.

ESG (Environmental, social and governance)

A busca da sustentabilidade pode ser interpretada como um aumento do desempenho ambiental requerida pela ISO 14001 e ser avaliada através do indicador ESG (Environmental, social and governance) cuja performance atrai ou afasta capital das empresas. O indicador ESG é um conceito tridimensional que une ecologia, economia e sociedade, para medir a transformação do meio ambiente natural em desenvolvimento sustentável.

Veja o diagrama que ilustra os 3 pilares do desenvolvimento sustentável.

Consultoria ISO 14001 - ESG
Consultoria ISO 14001 - Ecoeficiência

Ecoeficiência

A ecoeficiência é outro conceito que pode ser utilizado para avaliar o “aumento do desempenho ambiental” requerido pela ISO 14001 e tem a ver com o custo total de transformação dos recursos naturais em bens. A ecoeficiência é conceito bidimensional, que une economia com ecologia, medindo a eficiência de transformação do capital natural em bens econômicos. Veja o diagrama abaixo que ilustra os 2 pilares do desenvolvimento sustentável através da ecoeficiência.

Clique aqui para acessar nosso artigo sobre um estudo de caso na aplicação da ecoeficiência na extração do mosto de uva.

Desperdícios

A medição dos desperdícios, é um conceito unidimensional, e é outra opção para avaliar a eficiência na transformação dos recursos naturais em bens, isto é, medir o aumento do desempenho ambiental requerido pela ISO 14001.

Os desperdícios da produção, como defeitos, excesso de produção, estoque, espera, transporte, movimentação nas operações e processamento envolvem o consumo desnecessário de recursos ambientais como água, energia e matéria-prima ou insumos.

Estes desperdícios podem ser identificados através de um Mapa de Fluxo de Valor (MFV) que é uma ferramenta do Lean Manufacturing, quantificados para obter uma proporção de unidades de produtos “perdidos” no processo para obter cada produto “bom”.

Veja o exemplo abaixo em uma fábrica de embalagens metálicas de como medir o desperdício de um processo em unidades de produto, neste caso de embalagens.

Consultoria ISO 14001 - Desperdícios

O “aumento do desempenho ambiental” preconizado pela ISO 14001:2015 do capítulo 0 ao capítulo 10 pode ser realizado de diversas maneiras.

A Consultoria ISO 14001 recomenda o uso do ESG, ecoeficiência e/ou desperdícios por serem práticos, mensuráveis, tem impacto no Caixa da organização e fogem do “marketing verde”.

    Faça o seu próprio diagnóstico para identificar os ganhos que sua empresa pode ter com a implantação da ISO 14001

    1. O setor Financeiro/Contábil da sua empresa tem uma Conta Contábil para quantificar:
    1.1 O consumo dos Insumos DIRETOS com controle do previsto versus o realizado?
    Não temos ou não conheçoSim

    1.2 O consumo dos Insumos INDIRETOS pelos processos também é controlado?
    Não temos ou não conheçoSim

    1.3 Os números da Conta Contábil Insumos Diretos e o desperdício quantificado não são relevantes para a sua empresa, isto é, são irrisórios e não fazem a diferença entre a empresa estar no lucro ou prejuízo?
    Não temos ou não conheçoSim

    Caso você tenha selecionado algum “Não”, você e a sua empresa tem muito a ganhar com a implantação da ISO 14001!

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      Quizz da Consultoria ISO 14001

      Você teve algum tipo de retorno quantitativo ou qualitativo com a implantação de um sistema de gestão?
      SimNão

      Caso afirmativo, conte para nós, comente aqui o seu Case, para podermos divulgar!

      Qual o tipo de Consultoria ISO 14001 que você e sua empresa precisam?

      Nós podemos atender a você e sua empresa para obter a Certificação ISO 14001 através dos serviços de Consultoria ISO 14001, Auditoria ISO 14001 ou de Auditorias Ambientais para monitoramento da sua Licença Operacional (LO).

      Consultoria ISO 14001 - Tipo 1

      1ª opção: Indicada exclusivamente para atender a um requisito de cliente, quando o tempo é chave e Contratos ou Pedidos dependem do fornecedor apresentar o seu Certificado ISO 14001.

      Objetividade e rapidez são as características principais para atender aos requisitos da ISO 14001 e aos questionamentos do auditor para se certificar.

      Neste formato, o Consultor ISO 14001 adequa e complementa a ISO 14001 aos processos da sua empresa e prepara os auditados para a auditoria de certificação na ISO 14001.

      Prazo médio da Consultoria ISO 14001: 3 meses.

      Consultoria ISO 14001 - Tipo 2

      2ª opção: Indicada quando a empresa quer ter um equilíbrio considerando o prazo de certificação na ISO 14001 e um retorno sobre o investimento igual ou superior ao investido em Consultoria, com a Certificadora, adequações e calibrações.

      Um sistema de Indicadores e metas para os desperdícios dos processos são as características principais que se somam a documentação de praxe e preparação dos auditados para passarem pela auditoria ISO 14001 da Certificadora e se certificar.

      Nesta opção, o Consultor ISO 14001 verifica junto com os responsáveis os desperdícios do seu processo, muitas vezes interagindo simultaneamente com o Financeiro e a Contabilidade para quantificar os dados.

      A seguir é definido um prazo para coleta dos dados que irão compor os indicadores.

      O retorno acontece na medida em que as metas são perseguidas e os processos modificados.

      É o tipo de Consultoria ISO 14001 indicada quando a empresa nunca fez um trabalho de melhoria e não há um sistema de indicadores dos desperdícios nos processos. Os resultados costumam ser rápidos e vultosos.

      Prazo médio da Consultoria ISO 14001: 6 meses, principalmente devido ao tempo de coleta de dados.

      Consultoria ISO 14001 - Tipo 3

      3ª opção: Indicada quando a empresa busca restabelecer a rentabilidade dos processos e melhorar a competitividade sobre os concorrentes e não somente a certificação ISO 14001.

      Neste formato, o Consultor ISO 14001 inicia com um Diagnóstico, verifica a rentabilidade, mede a ecoeficiência dos processos e mobiliza equipes para melhorar processos, seus indicadores e sobretudo obter a certificação.

      É o tipo de Consultoria ISO 14001 indicada quando a empresa já fez trabalhos prévios em melhoria de processos e tem um conjunto de indicadores, mas precisa melhorar mais e adiantar-se sobre a concorrência.

      Prazo médio da Consultoria ISO 14001: 9 meses.

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        Método K

        Como é a Consultoria ISO 14001

        A metodologia da Konrad é o Método K!

        Partimos do princípio que se uma empresa está no mercado tem um sistema de gestão ambiental implantado, por menor que seja, ele existe!

        Este sistema de gestão ambiental pode não estar formalizado para atender a todos requisitos da ISO 14001, porém está atendendo a alguns requisitos como ter a Licença Ambiental, o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), segregação de resíduos ou economia de energia elétrica.

        Então é necessário conhecer os processo da empresa e associá-los aos requisitos da ISO 14001 para verificar o que falta e então completá-los e torna-los auditáveis pela ISO 14001.

        Veja mais detalhes, clique aqui.

        Estação de Tratamento de Efluentes

        Por que selecionar a Konrad para guiar a sua empresa?

        1

        Experiência em implementar a norma ISO 14001 desde 2005

        2

        Adaptação prática da norma ISO 14001 aos processos da organização

        3

        Experiência de como obter resultados, além da certificação

        4

        Experiência de como melhorar a eficiência dos processos

        Auditoria ISO 14001

        Nós podemos atender a você para que sua empresa se Certifique na ISO 14001 através dos serviços de Auditoria ISO 14001 de várias formas, presencial, remota ou mista.

        Auditoria Interna ISO 14001 Interna

        As atividades de auditoria remota são realizadas em locais sem a presença física do auditor, apenas do auditado utilizando meios de comunicação eletrônica como Skype, Whatsapp ou Google Meeting entre outros.

        Na auditoria interna remota o auditor:

        • Conduz entrevistas
        • Observa o trabalho realizado com guia remoto
        • Preenche listas de verificação e questionários
        • Conduz a análise crítica documental com a participação do auditado

        Neste tipo de auditoria ISO 14001, o objetivo é cumprir o requisito da norma ao menor custo possível.

        Auditoria Interna ISO 14001 Presencial

        Realizada no local do auditado com a presença física do auditor.

        Na auditoria presencial o auditor:

        • Conduz entrevistas
        • Preenche listas de verificação e questionários com a participação do auditado
        • Conduz análise crítica documental com a participação do auditado
        • Realiza amostragens

        Neste tipo de auditoria ISO 14001, busca-se o cumprimento da norma utilizando toda experiência do auditor em observar o ambiente e definir as amostragens. É o tipo de auditoria mais crítica e rigorosa.

        Auditoria Interna ISO 14001 Mista

        Uma combinação da presencial e mista quando há riscos na precisão da auditoria e/ou de comunicação.

        Elabore o seu próprio check-list para auditoria iso 14001

        Como montar um check-list para auditoria ISO 14001?

        Um check-list para auditoria deve ser elaborado substituindo cada “deve” da norma ISO 14001 por um ponto de interrogação (?).

        Ou se preferir, ...

        Utilize o nosso check-list para auditoria iso 14001 que está disponível para download. Abaixo você tem um check-list composto de 27 itens para auditar o seu sistema de gestão ambiental e verificar a sua conformidade com a ISO 14001.

        Faça download do Check-list

        ISO 14001, resumo e requisitos

        A ISO 14001 é formada pelas seguintes seções:

        Seção 0. Introdução, descreve o histórico, o objetivo de um sistema de gestão ambiental, fatores de sucesso, o ciclo PDCA e comenta brevemente a finalidade e estrutura da ISO 14001;

        Seção 1. Escopo, descreve os resultados pretendidos pelo sistema de gestão ambiental;

        Seção 2. Referências normativas, não há, o que dá uma indicação da sua originalidade;

        Seção 3. Termos e definições, apresenta e define 33 conceitos utilizados na ISO 14001;

        Seção 4. Contexto da organização. Esta seção requer que a empresa defina o contexto que opera, suas partes interessadas, o escopo e o próprio sistema de gestão ambiental;

        Seção 5. Liderança. Esta seção possui requisitos para a alta direção demonstrar liderança e comprometimento com o sistema de gestão ambiental, que defina uma política ambiental e assegurar os papéis das pessoas no sistema de gestão ambiental;

        Seção 6. Planejamento. Esta seção apresenta requisitos para que a empresa estabeleça e implemente ações para abordar riscos e oportunidades e estabeleça os objetivos ambientais e o planejamento para alcança-los;

        Seção 7. Apoio. Esta seção aborda os requisitos de recursos para a ISO 14001, competência e conscientização ambiental para as pessoas, requisitos de comunicação interna e externa e documentação;

        Seção 8. Operação. Esta seção aborda o planejamento e controle operacionais e a preparação e resposta a emergências;

        Seção 9. Avaliação de desempenho. Esta seção contempla requisitos para monitoramento, medição, análise e avaliação, requisitos para realizar as auditorias internas e a análise crítica da direção;

        Seção 10. Melhoria. A última seção da ISO 14001 traz requisitos sobre identificação e tratamento de não conformidades, ações corretivas e melhoria contínua.

        Perguntas Frequentes sobre a Consultoria ISO 14001

        O que é a ISO 14001?

        A ISO 14001 é uma norma para implantar a sustentabilidade através de requisitos que equilibram o meio ambiente com o social e a economia.

        Para que serve a ISO 14001?

        A ISO 14001 serve para demonstrar que a empresa é sustentável e foi auditada por um organismo independente que comprova que ela atende aos requisitos do sistema de gestão ambiental.
        Implantar a ISO 14001é mais do que Marketing Verde, no qual as empresas focam e divulgam ações que beneficiam o meio ambiente.

        Implantar a ISO 14001é mais do que Economia Verde, no qual as empresas buscam reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

        Implantar a ISO 14001significa tornar os processos mais eficientes e apostar na continuidade dos negócios devido à sua segurança no atendimento legal.

        Seja uma empresa de grande porte ou de pequeno porte como uma start-up, todas tem benefícios adicionais na captação de recursos para investimento ou valorização de suas ações.

        Os 5 principais benefícios da Norma ISO 14001

        1

        Fornece uma estrutura para melhorar a medição, o monitoramento e a eficácia dos processos;

        2

        Capacita as organizações a um fornecimento ecoeficiente de produtos e serviços;

        3

        Estrutura oportunidades para o rendimento dos processos;

        4

        Melhora a comunicação e interfaces entre os processos;

        5

        Estrutura o sistema de gestão ambiental das organizações segundo uma norma reconhecida a nível mundial.

        Relação entre Normas

        ISO 14001 e 9001

        A ISO 14001 tem o título de “Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso” e a ISO 9001 tem o título “Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos”, ambas são para fins de certificação;

        ISO 14001 e 14004

        A ISO 14004 tem o título “Sistemas de gestão ambiental – Diretrizes gerais para a implementação” e não é certificável, apenas a ISO 14001 é certificável;

        ISO 14001 e 45001

        A ISO 45001 possui o título “Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso” e também é certificável assim como a ISO 14001.

        As cinco principais Leis Ambientais Brasileiras sobre Consultoria ISO 14001

        1

        Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938, de 31 de Agosto de 1981 do site planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm

        “Art. 2º - A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios: (10 Princípios)”...
        2

        Crimes Ambientais, Lei 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998, retirada do site planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm

        “Art. 3º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.
        Parágrafo único. A responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo fato.
        Art. 4º Poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.”...
        3

        Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei No 12.305, de 2 de Agosto de 2010, retirada do site www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm

        “Art. 1o § 1o Estão sujeitas à observância desta Lei as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos.”...
        4

        Política Nacional de Educação Ambiental , Lei No 9.795, de 27 de Abril de 1999, retirada do site www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm

        “Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
        Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.”...
        5

        Ação Civil Pública, Lei No 7.347, de 24 de Julho de 1985, retirada do site www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7347orig.htm

        “Disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico e dá outras providências.”

        O Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem um painel de consulta sobre a legislação ambiental.

        Acesse o painel clicando aqui!

        Painel legislação ambiental.

        Auditorias Ambientais

        A KONRAD conta com um auditor –líder cadastrado no órgão ambiental do Rio Grande do Sul – FEPAM para realizar auditorias ambientais e de monitoramento da sua Licença Operacional – LO.

        Cadastro FEPAM de Sérgio G. Konrad

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          Resolução FEPAM No 4 de 28/4/2020

          Instituiu a prorrogação automática de todas as Licenças Ambientais com vencimento entre os dias 22/4/2020 e 19/9/2020 no âmbito de competência da FEPAM, por 30 dias corridos.

          Lei No 15.434 de 9/1/2020 – Código Ambiental do Rio Grande do Sul

          Pontos principais:

          Prevê a Licença Ambiental por Compromisso (LAC): “procedimento eletrônico autorizando a localização, a instalação e a operação da atividade ou do empreendimento, mediante Declaração de Adesão e Compromisso ‒ DAC ‒ do empreendedor aos critérios, pré-condições, documentos, requisitos e condicionantes ambientais estabelecidos pela autoridade licenciadora e respeitadas as disposições definidas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente.

          • O objetivo é desburocratizar para reduzir o tempo de abertura de novas empresas;
          • As auditorias da ISO 14001, substituem as auditorias ambientais;
          • A composição da equipe muntidisciplinar deve ser alterada, no mínimo, a cada 4 (quatro) anos.

          Auditoria Ambiental

          Exigida pelos órgãos ambientais para obtenção, manutenção ou renovação da Licença Ambiental.

          As auditorias ambientais são instrumentos de gestão e controle ambiental que compreendem uma avaliação objetiva, independente, sistemática, documentada e periódica do desempenho ambiental de atividades e empreendimentos, com vista à obtenção de evidência das práticas de controle ambiental adotadas, atendimento aos requisitos legais aplicáveis e a adequação da política ambiental executada pela atividade auditada.

          O relatório da auditoria ambiental, no prazo determinado pelo órgão ambiental, serve de base para a renovação da LO do empreendimento ou atividade.

          Lei 15.434 de 09/01/2020 do estado do Rio Grande do Sul

          Os sete principais termos ligados ao Meio Ambiente

          1

          Meio ambiente – A Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/1981) conceitua meio ambiente como: “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica. Que permite, abriga e rege a vida em todas suas formas.

          2

          Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi criado pela Lei No 7.735 de 22 de Fevereiro de 1989 ... “com a finalidade de:

          I - exercer o poder de polícia ambiental;
          II - executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministério do Meio Ambiente; e
          III - executar as ações supletivas de competência da União, de conformidade com a legislação ambiental vigente.”...
          3

          Sustentabilidade – É o que se sustenta ao longo do tempo.

          4

          Reciclagem (5R’s) – Ato de tornar útil e disponível novamente,, eventualmente através de um processo de transformação físico-química, material que já foi utilizado anteriormente dentro de um sistema. Materiais que seriam descartados como lixo tornam-se novamente matéria-prima para a manufatura de bens, reduzindo a extração de recursos naturais (Milaré, Édis. Direito do Ambiente).

          5

          Cidade – Uma cidade deve apresentar o seguinte conjunto de aspectos: (1) um determinado qualitativo populacional formado por indivíduos socialmente heterogêneos, (2) uma localização permanente, (3) uma considerável extensão espacial, (4) um certo padrão de espacialidade e de organização da propriedade, (5) a ocorrência de um certo padrão de convivência, (6) a identificação de um modo de vida característico dos citadinos, (7) a presença de ocupações não agrícolas.

          6

          Infraestrutura – Conjunto dos meios que dão suporte à economia e à vida, como hidroelétricas, estradas, portos e aeroportos.

          7

          Homem – O Homem é a espécie viva mais intrusiva do planeta Terra, vem crescendo a taxas notáveis e suas cidades e obras de infraestrutura estão transformando a face do planeta.

          Isto justifica a atenção ao meio ambiente, a legislação e órgãos de proteção, a reciclagem, as cidades, a infraestrutura para a sustentabilidade de todo sistema e da espécie humana.

          População mundial
          População do Brasil
          Gráfico das populações de pessoas

          Crescimento populacional mundial

          Este crescimento populacional vem se concentrando nas países menos desenvolvidas, e no Brasil a curva não é diferente.

          Em seu site, o IBGE tem a contagem on-line, instantânea da população brasileira. Pela estatística nasce um brasileiro a cada 20”.

          A Konrad ganhou a confiança de Clientes de todos os tamanhos.

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