Consultoria ISO 9001

Seu cliente está colocando como condição para ser fornecedor a certificação, e por este motivo você precisa contratar a Consultoria ISO 9001 ?

Os clientes estão cada vez mais informados, exigentes e forçam as empresas a melhorarem os seus produtos e serviços.

As empresas por sua vez necessitam de fornecedores qualificados para o fornecimento padronizado de produtos e serviços, cumprimento dos prazos de entrega, atendimento da Legislação e uma metodologia para atendimento a reclamações.
A ISO 9001 é um modelo consolidado a nível mundial para as empresas atenderem, manterem e melhorarem a qualidade no atendimento aos clientes!

Veja mais sobre a ISO 9001 no grupo do FB

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR NESTA PÁGINA SOBRE SERVIÇOS PARA CERTIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SUA ISO 9001:

CONSULTORIA PARA IMPLANTAR A ISO 9001

Como é a nossa metodologia de Consultoria ISO 9001
Perguntas frequentes sobre a Consultoria ISO 9001
Case de sucesso da nossa Consultoria ISO 9001
Por que contratar nossa Consultoria ISO 9001

TREINAMENTOS ISO 9001

Como realizamos os treinamentos ISO 9001
Perguntas frequentes de treinamentos ISO 9001

AUDITORIA INTERNA ISO 9001 TERCEIRIZADA

Como realizamos a Auditoria Interna ISO 9001
Perguntas frequentes sobre Auditoria Interna ISO 9001
Benefícios da Auditoria Interna ISO 9001 terceirizada
Conheça Sérgio e Irene

Quer mais informações? – Fale com um de nossos Auditores ISO 9001

Consultoria ISO 9001

COMO É A NOSSA METODOLOGIA DE CONSULTORIA ISO 9001?

Nossa Consultoria em ISO 9001 utiliza o Método K para implantação da ISO 9001 e representa a nossa experiência em Consultoria desde 1993 para implantar sistemas de gestão que trazem resultados além da certificação.

O Método K insere a norma ISO 9001 nos processos da sua empresa funcionando de modo transparente.

O sistema de gestão da qualidade da sua empresa pode não estar estruturado como a norma da ISO 9001 requer, não ter alguns requisitos ou até exceder a própria ISO 9001. Ao implantar a ISO 9001 o Método K reconhece o que já está implantado na sua empresa e completa o que necessita.

Acesse nosso Linkedin, conheça um pouco mais sobre a Konrad!

O Método K para implantação da ISO 9001, tem 3 características:

1

Adapta a ISO 9001 à empresa integrando seus requisitos nos processos – “Não é tamanho único”

2

Utiliza os requisitos já implantados na empresa para atender a ISO 9001

3

Melhora os processos para atender o ISO 9001

Como consequência:

Não acrescenta custos de manutenção após a certificação

Não implanta um sistema paralelo ao dia-a-dia da empresa

O Método K está validado em certificações desde 1993!

QUEM FAZ A DOCUMENTAÇÃO DA ISO 9001?

A documentação é elaborada pelos responsáveis dos principais processos da sua empresa e a Konrad.

Através dos muitos anos de experiência a Konrad disponibiliza vários documentos padrões necessários para a Certificação ISO 9001.

Nosso serviço não é gerar papel para entreter o auditor!

Quem faz a documentação consultoria ISO 9001

A CONSULTORIA ISO 9001 É ON LINE, PRESENCIAL OU HÍBRIDA?

A Consultoria ISO 9001 é realizada de forma, on line, presencial ou híbrida ajustada de comum acordo entre o cliente e a Konrad.

COMO OCORRE A CONSULTORIA ISO 9001

A Consultoria se desenvolve através das seguintes etapas:

1

Diagnóstico considerando processos existentes, recursos disponíveis, infra-estrutura

2

Elaboração de uma proposta

3

Elaboração de um cronograma de trabalho ajustado de comum acordo entre o cliente e a Konrad

4

Reunião inicial para expor o projeto e definição da equipe de trabalho que irá participar da implantação da ISO 9001

5

Reuniões de desenvolvimento do cronograma de trabalho

6

Reuniões de Apresentação dos Resultados e eventuais reajustes do cronograma de trabalho

7

Reunião final

A ISO 9001 é para USO!

As pessoas devem desenvolver seu trabalho conforme a ISO 9001 e não para a ISO 9001!

PERGUNTAS FREQUENTES NA CONSULTORIA ISO 9001

O QUE É A ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma de sistema de gestão da qualidade reconhecida internacionalmente e utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de seus clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.

A ISO 9001 é o “estado da arte” mundial em termos de gestão da qualidade, que se iniciou com o artesanato, após a padronização, depois a inspeção final pelo Controle da Qualidade, foi seguida pela inspeção durante o processo e finalmente a Gestão da Qualidade.

É uma norma que define os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade. Ela ajuda os negócios das organizações a serem mais eficientes e a melhorar a satisfação dos clientes.

O QUE SIGNIFICA ISO?

ISO é um acrônimo da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization – IOS), com sede em Genebra, Suíça e que cuida na normalização (ou normatização) em nível mundial. A ISO foi criada em 1947 e atualmente é composta por 132 países membros. A ISO no Brasil é representada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e que tem por objetivo a elaboração de padrões, ou normas, internacionais, de modo a facilitar as relações comerciais entre diferentes países. A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9000), nas empresas.

As normas ISO são de adesão voluntária com o objetivo de padronizar produtos para facilitar o trânsito e comércio internacional.

Como a ISO é escrita nos diversos idiomas de diferentes formas a IOS, optou por padronizar o prefixo grego “ISO” para todas sua normas.

O prefixo “ISO”, vem do grego e significa “IGUAL”, tal como é utilizado nos termos: isósceles, triangulo que possui dois lados iguais, isóbaro, átomos diferentes com mesmo número de massa, isonomia, princípio de que todas pessoas são regidos pelas mesmas regras.

OS 4 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001

Uma vez que sua empresa esteja certificada ela terá os seguintes benefícios:

  1. Valida que a organização possui um sistema de gestão da qualidade reconhecido a nível mundial;
  2. Demostra o compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente;
  3. Viabiliza obter contratos com clientes que exigem a certificação;
  4. Melhora a visibilidade no mercado.

OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ISO 9001

A implantação da norma ISO 9001 na sua empresa permite os seguintes benefícios:

  1. Fornece uma estrutura para melhorar a medição, o monitoramento e a eficácia dos processos;
  2.  Capacita as organizações a um fornecimento consistente de produtos e serviços;
  3. Estrutura oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;
  4. Melhora a comunicação e interfaces entre os processos;
  5. Estrutura o sistema de gestão das organizações segundo uma norma reconhecida a nível mundial.

COMO FUNCIONA A CERTIFICAÇÃO ISO 9001?

A Certificação é um serviço regulado pela ISO 17021:2016 e funciona como uma “franquia” do INMETRO.

A contratação de uma Certificadora é por padrão internacional, de 3 anos.

No 1º ano a empresa se certifica, no 2º ano há uma auditoria de supervisão e no 3º ano ocorre a auditoria de recertificação, que pode ser com o mesmo Organismo de Certificação ou outro.

COMO SEI QUANDO ESTOU PRONTO PARA CHAMAR A CERTIFICADORA?

O ponto exato para chamar o auditor é um balanço de riscos.

Chamar o auditor com o sistema iniciando a “rodar”, sem ter muitos registros é bom porque não dá motivos para entreter o auditor “papilófilo”, uma vez que tudo está iniciando.

Só vai ser mais difícil para o auditor, encontrar evidências e registros.

Quando a empresa se prepara muito, tem muitos registros, geralmente é um “prato-cheio” para o auditor e a chance de identificar não conformidades aumenta.

Nós, basicamente recomendamos chamar logo a Certificadora, tão logo tenha sido concluída a implantação e iniciando a geração dos registros. Isto é, o suficiente para embasar uma rodada de auditoria, na sequencia a Reunião de Análise Crítica da Direção e receber o auditor.

Desta maneira o Sistema de Gestão vai estar implantado, mas com poucos registros, isto diminui a chance de identificar não conformidades.

PRECISO CONTRATAR UMA PESSOA PARA ELABORAR A DOCUMENTAÇÃO DA ISO 9001?

Não, você deve apenas contratar uma Consultoria para orientar em como atender aos “deve” solicitados pela ISO 9001 com:

  • O que você já tem na empresa e atende integralmente ou excede a ISO 9001;
  • O que está implantado na empresa, mas precisa de alguns ajustes para atender integralmente a ISO 9001, e;
  • O que a sua empresa não atende integralmente algum requisito da ISO 9001.

Se uma empresa já está no mercado ela tem um sistema de gestão da qualidade, reconhecido pelos clientes, então é necessário identificar estes elementos do sistema de gestão já existentes na empresa e associá-los com o que a ISO 9001 pede, em alguns casos é necessário efetuar algumas modificações para atender ao que a norma ISO pede e apenas em alguns casos realizar uma implantação pontual de um item.

Desde que a ISO 9001 foi publicada em 1987 até a versão atual, a sua construção não mudou, apenas o conteúdo!

Basicamente a norma é construída com 2 elementos-chave, ou dois blocos, que devem ser bem entendidos para que seja feita a implantação de um sistema de gestão de modo objetivo e enxuto.

Os elementos-chave são: um elemento rígido e um elemento flexível:

  1. O elemento rígido é representado pelos “deve” – que são os requisitos que o auditor tem de confirmar a sua implantação na empresa para recomendar a Certificação, e;
  2. O elemento flexível que sempre está após os “deve”. Este elemento é representado por exemplo, pela palavra planejar, entre várias outras. A palavra “planejar” é um elemento flexível, pois pode-se fazer planejamentos das mais diversas formas, desde um documento em Word, utilizando excel ou softwares específicos. O elemento flexível é importante para adaptar a ISO 9001 a cada empresa.

NÃO POSSO TER NENHUMA NÃO CONFORMIDADE PARA ME CERTIFICAR?

Por princípio, não existe conformidade absoluta, no Sistema de Gestão da Qualidade.

Se o auditor não identificou uma não conformidade na auditoria, não é que elas não existam, simplesmente o auditor não identificou na sua amostragem!

O importante é que você prioritariamente as identifique antes do auditor na sua auditoria interna e abra Planos de Ação para cada não conformidade identificada.

Com isto você abre um guarda-chuva protetor sobre o Sistema de Gestão da Qualidade, tão maior e melhor quanto mais não conformidades você e sua equipe identificarem.

O auditor não vai poder lavrar uma não conformidade em cima de uma não conformidade identificada e sendo tratada com os respectivos Planos de Ação.

Sobretudo, veja que você e sua equipe de auditores tem vantagens sobre o auditor, pois conhecem seus processos melhor do que um auditor externo, da Certificadora.

Então, respondendo a sua pergunta, você pode sim ter não conformidades e se certificar, basta que tenham sido identificadas e estejam sendo tratadas através de Planos de Ação de curto, médio e longo prazo.

A EMPRESA PODE PERDER A CERTIFICAÇÃO?

Sim, é um mecanismo previsto nas regras da Auditoria e acontece quando o Auditor constata nas Auditorias de Supervisão que o Sistema de Gestão da Qualidade “congelou”.

COMO SELECIONAR UMA CONSULTORIA ISO 9001?

A Diretoria da sua empresa decidiu finalmente implementar a ISO 9001 e você foi designado para selecionar uma Consultoria ISO 9001?

Mas, …

Como selecionar uma Consultoria e Auditoria Interna ISO 9001?

Como “funciona” uma Consultoria e Auditoria Interna ISO 9001?

Estas e muitas outras perguntas podem estar passando na sua mente diante do encargo recebido.

Nós concordamos que um uma Consultoria e Auditoria Interna ISO 9001 pode fazer muito “estrago” na empresa, desde não se certificar a até não ter retorno algum além da Certificação ISO 9001 – O mais comum de todos.

Nós fazemos diferente, pois aprendemos a fazer a Qualidade dentro das empresas no papel de funcionários implantando a ISO 9001. Hoje cada um de nós conta com mais de 7.500h de Consultoria ISO 9001 e 7.500 h de Auditoria em empresas dos mais variados portes e ramos.

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001, precisa levar em conta três partes interessadas relevantes e que devem ser atendidas.

  1. A pessoa que decidiu pela implementação, e precisa do Certificado ISO 9001;
  2. A pessoa que influenciou a contratação de determinada Consultoria ISO 9001, espera que sua decisão não tenha sido equivocada e que “apareça” na empresa;
  3. A própria empresa que precisa ter um retorno do capital investido com a Consultoria e a Certificadora.

QUANTO TEMPO É NECESSÁRIO PARA SE CERTIFICAR NA ISO 9001?

Um cronograma de implantação para a sua empresa se certificar depende das suas necessidades e pode variar de 1 mês, 3 meses, 6 meses ou até 9 meses.

Recomendamos que tão logo sua empresa decida se certificar e desde que já tenha contratado uma Consultoria ISO 9001 faça uma cotação com pelo menos 3 Certificadoras para reservar a agenda dos auditores.

QUAIS OS PRINCIPAIS CUSTOS ALÉM DA CONSULTORIA ISO 9001?

Numa implantação da ISO 9001 há vários custos envolvidos a considerar, por exemplo:

  • Custos com a Consultoria;
  • Custos de calibração dos instrumentos de medição e ensaios;
  • Custos indiretos como treinamento do pessoal envolvido, e;
  • Custos com a infra-estrutura.

QUAIS OS PRINCIPAIS CUSTOS ALÉM DA CONSULTORIA ISO 9001?

Neste link do INMETRO www.inmetro.gov.br/consulta você tem a relação das Certificadoras credenciadas pelo INMETRO para realizar serviços de Auditoria ISO 9001 e que tem autorização para recomendar a sua empresa à Certificação ISO 9001.

COMO SELECIONAR UMA CERTIFICADORA?

Se a sua empresa definir por uma auditoria presencial,verifique se a Certificadora tem auditores locais, pois o auditor irá precisar se deslocar de carro próprio, alugado ou até de avião a depender da distância, além da hospedagem e alimentação.

Com isto os custos de deslocamento do auditor podem até dobrar os custos da Certificadora.

CASE DE SUCESSO DA CONSULTORIA ISO 9001

Melhoria da satisfação dos clientes

Aumento do faturamento

Aumento do número de clientes

Os dados são de um caso real em um dos nossos clientes. Os benefícios do Método K é além da certificação na ISO 9001.

Este é um exemplo típico dos vários trabalhos que já fizemos aplicando o Método K, e oferecemos também a você, pessoa que decide ou está encarregada em selecionar uma Consultoria e Auditoria Interna ISO 9001 e com isto tenha sucesso na sua escolha e seja reconhecido e promovido.

Mas não são somente números para a empresa que foram obtidos, a pessoa que coordenou internamente os trabalhos, também foi promovida e teve aumento de salário.

Mas, além dos números, como a certificação era um requisito de um cliente deste nosso cliente, foi “fechada” uma parceria internacional e novos negócios se abriram – que não constam no gráfico.

Uma implantação de ISO 9001 com Consultoria e Auditoria Interna terceirizada tem a melhor relação custo benefício para as empresas!

O QUE A KONRAD OFERECE E AS OUTRAS NÃO OFERECEM NA CONSULTORIA ISO 9001

A Konrad:

1

Experiência em implementar a ISO 9001 desde 1993

2

Adapta de uma forma prática a ISO 9001 aos processos das empresas

3

Seus Consultores tem experiência em Órgãos Certificadores e Acreditadores da ISO 9001

4

Reunião inicial para expor o projeto e definição da equipe de trabalho que irá participar da implantação da ISO 9001

5

Tem experiência em obter resultados além da certificação

Experiência em Órgãos Certificadores e Acreditadores da ISO 9001

    O nosso serviço não é gerar papel para entreter o auditor e sim obter a certificação ISO 9001com resultados para você e sua empresa!

    Quer mais informações sobre a nossa Consultoria ISO 9001? – Fale com um de nossos Consultores!

    Entre em contato conosco através do formulário abaixo, ou telefone 51 9 9985 9473 | 51 9 9961 2192 | 51 3347 7819 e e-mail sergio@konrad.com.br ou irene@konrad.com.br.

    Treinamento ISO 9001

    TREINAMENTOS ISO 9001

    Como realizamos os treinamentos ISO 9001

    Nossos treinamentos ISO 9001 seguem uma estrutura do PDCA
    (Plan – Do – Check – Act):

    • Em Plan, o Instrutor expõe os conceitos básicos sobre o assunto que está sendo tratado;
    • Em Do, o Instrutor apresenta um tema para trabalho em grupo;
    • Em Check, o grupo apresenta o seu trabalho para os demais, e;
    • Em Act, o Instrutor complementa e/ou corrige o conteúdo das apresentações.

    PERGUNTAS FREQUENTES NOS CURSOS SOBRE A ISO 9001:

    ONDE COMPRO A ISO 9001?

    O representante oficial da ISO no Brasil é a ABNT, único órgão autorizado a comercializar as normas ISO que pode ser encontradas neste endereço: www.abntcatalogo.com.br/normagrid

    O QUE É QUALIDADE?

    A definição de qualidade segundo a ISO 9000: 2015 é, “grau em que um conjunto de características inerentes de um objeto satisfaz requisitos”.

    Em outras palavras, qualidade é atender aos requisitos dos clientes de modo consistente e contínuo.

    A primeira padronização que se tem notícia é a Muralha da China, que é a única obra que pode ser vista de dia do espaço e que em toda sua extensão tem uma largura constante.

    A padronização foi necessária para permitir que as carretas de guerra transitassem ao longo de toda Muralha da China.

    Os requisitos de um cliente podem ser explícitos como o design de um carro, e implícitos como por exemplo, ser funcionalmente eficiente.

    Na ISO 9001, são os ganhos indiretos da certificação.

    QUEM TEM ISO 9001 TEM QUALIDADE?

    A ISO 9001 é um Sistema de gestão da Qualidade e representa o estado-da-arte” na Qualidade.

    As etapas por que a qualidade passou até chegar na ISO 9001 foram:

    • Artesanato;
    • Divisão do trabalho e inspeção final;
    • Estabelecimento de tolerâncias para os produtos;
    • Inspeção durante o processo, e finalmente;
    • Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001.

    Então a ISO 9001 é a melhor de todas abordagens para produzir com qualidade e o seu uso adequado é que define a maior ou menor qualidade dos produtos ou serviços.

    TREINAMENTOS NA ISO 9001 QUE REALIZAMOS:

    Interpretação da ISO 9001

    Auditor Interno da ISO 9001

    Treinamentos específicos sobre a ISO 9001 para a sua empresa, como por exemplo:

    • Mapeamento de processos ISO 9001;
    • Ferramentas da Qualidade ISO 9001;
    • Tratamento de não conformidades ISO 9001;
    • Mentalidade de risco ISO 9001.

    Auditoria Interna ISO 9001

    Como realizamos as Auditorias Internas ISO 9001

    Nossas Auditorias são realizadas de forma on line ou presencial conforme está previsto na norma de auditorias ISO 19011:2018 e seguem os mesmos protocolos de uma Auditoria das Certificadoras ISO 9001 credenciadas pelo INMETRO.

     

    “A Konrad audita de forma coerente”

    Auditoria Interna ISO 9001

    PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:

    POSSO ESCOLHER O AUDITOR?

    Não, você ou a sua empresa não podem escolher o auditor!

    Por outro lado, vocês podem se recusar o auditor pelo seu Currículo que deve ser apresentado previamente!

    Captou a deixa?

    Esta é uma regra de auditoria!

    O QUE O AUDITOR PERGUNTA?

    O auditor faz perguntas sobre o seu trabalho, não faz perguntas sobre os requisitos da ISO 9001. É função do auditor entender o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa e verificar sua conformidade com a ISO 9001.

    Uma auditoria completa, ou de certificação tem 3 etapas.

    Ao iniciar, e na dependência da Agenda confirmada, o auditor deverá entrevistar a Alta Direção – Nível 1, para levantar quais os riscos e oportunidades que foram identificados.

    Após, deverá entrevistar os Gerentes – Nível 2, para ver como abordaram nas suas respectivas áreas os riscos e indicadores salientados pela Alta Direção.

    Por fim o auditor deverá se dirigir às áreas – Nível 3 e verificar como foram concretizadas as ações para abordar riscos e oportunidades levantadas pela Alta Direção e tratadas pela Gerência.

    Em cada Nível, 1, 2 ou 3 o auditor deve seguir o PDCA, em PLAN, como foi planejado, no DO como é realizado, em CHECK, como é avaliado e finalmente no ACT, como é corrigido ou melhorado.

    A AUDITORIA É DE SURPRESA?

    Não, todas auditorias são previamente agendadas. Só existe uma norma para alimentos, a BRC que prevê auditorias de surpresa, todas as demais normas seguem a auditoria planejada e pré-anunciada.

    QUEM CERTIFICA A EMPRESA, O AUDITOR?

    Não, o auditor não certifica a empresa.

    O auditor após verificar as conformidades e as não conformidades, recomenda a empresa para certificação.

    É importante esclarecer que uma vez realizada a auditoria, o auditor elabora o relatório e envia para revisão técnica da sua Certificadora. Uma vez aprovado o relatório do auditor, a Certificadora recomenda a empresa à certificação.

    Isto significa que não é raro o auditor ter de revisar o seu relatório, por não passar na revisão técnica.

    Também acontece de por alguma falha de planejamento e seleção do auditor, a auditoria ter de ser totalmente refeita, por falta de qualificação do auditor para o segmento específico da sua empresa.

    O AUDITOR SEMPRE TEM RAZÃO?

    Não, o auditor nem sempre tem razão para isto existe a regra de “Apelação”, prevista na ISO 17021 que regula as auditorias Certificadoras.

    Durante a auditoria recomenda-se que os auditados devem defender o seu Sistema de Gestão, explicando porque montaram o PDCA do seu processo de uma determinada maneira – Isto agrega valor e demonstra comprometimento.

    Só se recomenda um certo cuidado com o limite entre “bater-o-pé” e argumentar. Veja adiante as Técnicas Anti-Auditor.

    Caso o auditado não concorde com a interpretação do auditor, o mesmo deve formular o seu pedido de análise pelo Órgão Certificador a que o Auditor pertence. Caso o auditado ainda não concorde com a resposta, deve se dirigir ao INMETRO que é o Foro maior.

    BENEFÍCIOS DA AUDITORIA INTERNA TERCEIRIZADA

    UTILIZA PROFISSIONAIS DO MERCADO TECNICAMENTE QUALIFICADOS;

    Utiliza profissionais do mercado tecnicamente qualificados;

    A força de trabalho não é mobilizada para realizar as auditorias internas;

    A sua empresa não necessita investir em treinamentos de auditorias internas para os funcionários e atualizá-los constantemente;

    Não há necessidade de pagar horas extras para os funcionários e a equipe de auditores.

    POR QUE CONTRATAR A NOSSA AUDITORIA INTERNA

    Nossas auditorias são conduzidas por auditores especialistas na área. auditamos de uma maneira coerente considerando o que é relevante para o negócio, os processos da empresa e as incertezas que cercam uma auditoria com um profundo conhecimento da ISO 9001.

    No final da auditoria, na reunião de encerramento, é entregue o relatório de auditoria esclarecendo o PDCA ( Plan-Do-Check-Act) de cada processo e do sistema de gestão da qualidade com os relatos dos eventos ( conformidades, não conformidades, melhorias e observações).

    Conheça nossoa perfis no Linkedin.

    NOSSA AUDITORIA É MAIS RIGOROSA PARA PROTEGER O SISTEMA DE GESTÃO, DO QUE A AUDITORIA DA CERTIFICADORA E NÃO AUDITAMOS SOMENTE PAPEL, AUDITAMOS PROCESSOS!

    A Konrad ganhou a confiança de Clientes de todos os tamanhos.

    Famastil
    Logo da Estrutural
    Senac
    Logo BSI
    ABNT Certificadora
    SEBRAE
    SESC
    Aeroporto Hercílio Luz
    PGE/PE
    MAPAMAR
    Consultoria ISO 22000, ISO 9001 e IEC 17025
    Consultoria FSSC 22000 e ISO 9001 qualidade e segurança de alimentos

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