292 Views

7 Aplicativos para entregas

By 20 de julho de 2020 setembro 24th, 2020 Blog, SASSMAQ
5
(1)

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o Brasil tem em torno de 2 milhões de caminhoneiros, e destes os caminhoneiros autônomos representam em torno de 40% do total.

Esta frota de caminhoneiros percorrem mais de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias no país e são responsáveis por 61% do transporte rodoviário, segundo o Departamento Nacional de Transportes Terrestres (DNIT).

Um dos maiores problemas de um caminhoneiro é conseguir bons fretes para cobrir os custos que chegam a consumir 92% do frete.

Com base nisto é importante que o caminhoneiro não se desloque “vazio”, ou “batendo lata” no popular.

A Certificação SASMAQ é uma opção aos Apps de cargas para se conseguir fretes mais bem remunerados. Veja outras opções, clique aqui.

A carga de retorno é que permite o chamado frete de retorno.

A ANTT em sua Resolução Nº 5.820, de 30 de maio de 2018 sobre as tabelas de preços mínimos de frete, recomenda que, nos casos em que não existir carga de retorno, ou seja, em que o caminhão saia carregado, mas retorne vazio, por falta de carga de retorno, ou mesmo, por incompatibilidade do veículo para transportar outro tipo de carga, o cálculo do custo peso (frete) deve incluir o custo da volta.

Como na prática e devido a uma série de fatores isto não acontece, os caminhoneiros e transportadoras estão lançando mão de algumas estratégias como:

1

Parcerias

Antes de liberar uma carga, os caminhoneiros entram em contato com embarcadores e procuram saber sobre as chances de fazer uma remessa na volta;
2

Transporte colaborativo

É uma aliança com outros embarcadores com o objetivo de conseguir uma carga de retorno, formando um ciclo fechado de movimentação de cargas;
3

Cargas urgentes

Na maioria das vezes, esse tipo de carga é exclusivo e o valor do frete é maior. Nos fretes de retorno, cargas urgentes são formadas por empresas de transporte de todos os tamanhos. Porém, na maioria das vezes, as menores não têm carretas ou caminhões destinados ao transporte de encomendas desse tipo, abrindo espaço para o frete autônomo;
4

APP’s para cargas

Nos aplicativos e sites de central de fretes online as transportadoras e embarcadores divulgam as oportunidades de frete, e os interessados (motoristas, agenciadores de cargas e fretes, e outras transportadoras) podem aceitar e fechar online a contratação para transportar as mercadorias.

Carlos Mira, criador da TruckPad estima que um caminhoneiro autônomo pode chegar a ganhar até 50% mais no uso de um aplicativo de carga – app.

O uso de um ou mais app’s evita os “chapas” que chegam a ficar com 30% do valor do frete do caminhoneiro.

Os aplicativos representam uma renda extra ao caminhoneiro e/ou maior margem de negociação no custo final da carga.

App para carga
App para carga

Tiago Chilanti diretor de produto e tecnologia da Quero Frete afirma que os app’s conectam as empresas que tem dificuldades para conseguir caminhoneiros e os caminhoneiros que não acham facilmente um frete no local onde estão ou estarão e que possam transportam com seu tipo de caminhão e adequado a carroceria.

07 APP’S MAIS UTILIZADOS NO MERCADO

1. Fretefy

O Fretefy é um sistema 100% online que usa inteligência artificial para um gerenciamento inteligente de cargas. Formado por um sistema e um aplicativo, ele atende três públicos de forma integrada: caminhoneiro autônomo e frotista, transportadoras e embarcadores.

Caminhoneiros: os motoristas de caminhão podem baixar o aplicativo gratuitamente para buscar cargas e frete retorno com valor cheio e dentro da tabela da ANTT. O motorista visualiza e é notificado quando fretes adequados ao seu perfil aparecerem. E, ao realizar o check-in no destino final, o aplicativo busca cargas próximas da sua localização para que nunca volte com o caminhão vazio. Por se tratar de um sistema operado apenas por empresas e transportadoras pagantes, não há risco de publicações de cargas falsas, tornando o aplicativo 100% seguro para caminhoneiros.

Embarcadores: O aplicativo é apenas uma parte de um sistema completo. O Fretefy transforma sua operação logística em uma verdadeira torre de controle com total rastreabilidade e visibilidade das suas cargas desde a coleta até a entrega. O Fretefy permite a gestão completa da logística de transporte de cargas de grandes indústrias integrando a operação com as transportadoras homologadas e também automatiza o processo para a primarização.

Transportadora: As transportadoras têm à disposição essa mesma plataforma, com funcionalidade direcionadas para o setor, como robôs que buscam os veículos aderente às necessidades da transportadora, combinando caminhão e carga.

www.fretefy.com.br

2. Truckpad

O TruckPad é gratuito e não têm intermédios. Nele é possível ver as ofertas mais próximas e também a de outros estados.

A cada serviço é mostrada a quilometragem e o valor do frete. Isso permite fazer a escolha de quais ofertas têm a melhor relação entre a quantia e distância.

No final de cada serviço, os usuários devem fazer uma avaliação sobre o contratante com relação aos pagamentos e à credibilidade.

www.truckpad.com.br

3. FreteBras


Os caminhoneiros cadastram seus veículos no app, enquanto empresas pagam uma mensalidade para utilizá-lo. Acessando o site da Fretebras, você vê um mapa e pode conferir o que está disponível nos estados. Há também informações com os nomes das empresas contratantes, origem e destino das cargas e modelo de veículos.

www.fretebras.com.br

4. Sontra

Este app se apresenta como uma bolsa fretes, um site que funciona como um classificado de fretes e caminhões, realizando o papel de agenciador (intermediário). Os dados do frete publicado, como seu telefone, são apresentados apenas aos caminhoneiros de perfil compatível com sua carga, com a promessa de evitar telefonemas indesejados.

É necessário apenas colocar os dados do caminhão e a localização para fazer a busca. Ele vai mostrar todas as cargas disponíveis, além de fazer notificações pelo e-mail, SMS ou no app correspondentes à busca.

O aplicativo fornece também informações sobre a distância que vai ser percorrida e os gastos com o combustível para ajudar o motorista na decisão. Os valores e dados para contato aparecem apenas para as partes que já estão interessadas no serviço. Ele é totalmente grátis.

www.sontracargo.com.br

5. Quero Frete

No app Quero Frete o caminhoneiro faz o cadastro e a descrição do seu veículo, este é encaminhado para um catálogo, no qual as empresas pesquisam e contratam os caminhoneiros para realizar o transporte.

O embarcador consegue ver as informações sobre os caminhoneiros que estão interessados, além de receber as atualizações sobre o andamento da sua carga durante todo o transporte. O pagamento só é feito após a entrega estar concluída.

Para as empresas ou pessoas físicas interessadas, é possível fazer buscas a partir de um endereço ou localidade, tipo de veículo e carroceria, entre outros tipos de filtro.

Ao buscar, a ferramenta apresenta resultados em tempo real.

Um bate-papo pelo aplicativo permite negociação entre caminhoneiro e empresa.

As informações sobre o frete negociado ficam arquivadas junto a sua conta para consultas futuras, e o veículo com a carga pode ser monitorado da origem ao destino final por mapas no aplicativo. O pagamento é feito por cartão de crédito pelo aplicativo, com liberação pendente pelo contratante (você recebe fotos do descarregamento pela plataforma).

O pagamento é pelo próprio aplicativo ou site, por cartão de crédito (Visa e MasterCard). O pagamento só é liberado se a entrega estiver em ordem. Contempla também mudanças intermunicipais e interestaduais.

www.querofrete.com.br

6. BuscaCargas

No BuscaCargas o usuário coloca a sua localização no aplicativo, que oferece uma lista com todos os fretes disponíveis pela região. O embarcador vai fazer o anúncio e ficar disponível para os caminhoneiros que estão nas proximidades. Quem tiver interesse combina diretamente com o embarcador os valores.

O app permite realizar propostas para as cargas postadas. Durante o trajeto é possível mandar informações sobre o que já foi entregue ou o que ainda vai ser. O pagamento é feito no aplicativo, que só libera os valores quando o serviço terminar.

Caminhoneiros e cargas podem ser cadastrados gratuitamente. A tramitação entre demanda e oferta de frete é negociada via chat no aplicativo. É possível buscar gratuitamente tanto cargas por cidade como caminhão por diversos tipo de filtro. Uma planilha de controle das cargas e preços é mantida na plataforma. O foco envolve tanto itens da indústria e do comércio até mudanças de residência de pessoas físicas. A carga é rastreada via satélite.

www.buscacargas.com.br

7. appCargo

O appCargo tem como característica que a transportadora anuncia sua carga e encontra o caminhoneiro mais próximo, além de monitorar todo o trajeto. O Motorista avalia as Transportadoras.

www.appcargo.com.br

8. Outros aplicativos

www.centraldecargas.net

www.centraldofrete.com

www.cargon.com.br

APLICATIVOS DE CARGA: CONCLUSÃO

A negociação direta continua a ser a melhor opção estratégica para manter a lucratividade da operação, porém devido a algumas circunstâncias, locais e datas os app’s para cargas podem auxiliar muito os caminhoneiros a evitar retornarem vazios ou “batendo lata”.

Avalie este artigo

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Participe do QUIZZ

Você confia nos App`s para cargas?
SimNão

Você conhece outro sistema melhor que os App`s para carga?
SimNão

Você acredito no futuro do transporte autônomo de carga?

Fontes

https://www.bonde.com.br/economia/noticias/quase-2-milhoes-de-caminhoes-movimentam-a-economia-do-pais-414529.html
http://www.guiadotrc.com.br/noticias/noticiaID.asp?id=34286
https://www.bsoft.com.br/blog/frete-de-retorno-o-que-e https://www.ford.com.br/sobre-a-ford/sustentabilidade/educacao/
http://brasilcaminhoneiro.com.br/aplicativos-reforcam-a-tradicao-dos-caminhoneiros-autonomos/
https://www.braspress.com/noticias/braspress-lanca-o-aplicativo-do-motorista/
http://www.pegacarga.com.br/v2/
https://www.youtube.com/watch?v=pvMu09Qdbog
https://blog.rodobens.com.br/aplicativos-de-frete
https://www.terra.com.br/economia/6-aplicativos-de-cargas-conectam-empresas-a-caminhoneiros,453f06d401cd4efd4e8b4752eb75f1a2ghegiw8n.html
https://www.datamex.com.br/blog/frete-de-retorno-10-dicas-para-facilitar-esse-processo

Avalie este artigo

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sérgio Konrad

Autor Sérgio Konrad

Engenheiro, com Pós Graduações em: Gestão da Qualidade; Engenharia de Segurança do Trabalho, e; Gestão Ambiental e Economia Sustentável. Auditor Líder ISO 9001, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional e SASSMAQ.

Você ainda está com dúvidas: